Rincon de Darwin (2013)

ng3ivkcdd1r8slrvrijbjeni_

Até o mais controlado, organizado e sistemático ser humano vai passar ou sofrer algum tipo de mudança no decorrer de sua vida. Muitas vezes essa mudança pode acontecer gradualmente,  e outras, de forma traumática, repentina, e tanto numa das formas, como na outra, provavelmente será como um marco, um divisor de águas que poderá apontar novos caminhos, ou a retomada de um outro que há muito fora esquecido no tempo.

No Road movie uruguaio, “Rincon de Darwin”, os três personagens principais estão enfrentando algum tipo de mudança em suas vidas; Gastón acaba de ser abandonado pela noiva e ainda tenta reatar o relacionamento; Américo parece reticente em aceitar a chegada da velhice, enquanto Beto, se vê diante de uma nova realidade após anos morando na Espanha.

maxresdefault

Estes três homens, que pouco ou nada tem em comum, devem juntos, fazer uma viagem de carro pelo interior do Uruguai, rumo ao “Rincón de Darwin”, (local de que trata o título do filme e que Darwin visitou enquanto formulava a Teoria da Evolução das Espécies), a fim de tratar da documentação de uma casa herdada por Gaston. Américo vai como uma espécie de escrivão, e Beto, como o motorista da velha caminhonete que os conduz nessa pequena aventura que os farão se auto-reconhecerem ao mesmo tempo em que conhecem uns aos outros.

002377.jpg-c_300_300_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Enquanto seguem o trajeto por belas paisagens rurais, os três personagens vão mostrando aos poucos os traços que os transformaram no que são hoje. As experiências, decepções, e principalmente os anseios do interior de cada um deles, transformam a viagem numa espécie de ponto de mutação, onde o que parecia imutável, passa a tomar forma, ainda que através de uma urgente necessidade.

385133

Diante de um roteiro simples, mas cheio de reflexões, Rincón de Darwin é o típico filme que deve agradar muita gente, principalmente aqueles que estão acostumados e são fãs de produções originadas de países latino americanos. Alguns dramas, humor refinado, boas atuações, fotografia e trilha sonora eficientes, além de uma curiosa (porém precisa), narração em off relatando os escritos do naturalista Charles Darwin, fazem deste um belíssimo exemplo da maestria de nossos hermanos em retratar certas particularidades do homem moderno.

Cotação:rating_stars4

Trailler:

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑