Túmulo dos vaga-lumes (1988)

tumulo dos vagalumes

Pense em uma história triste. Agora pense em uma mais triste ainda e multiplique por trocentos milhões. O resultado talvez se aproxime do quão realmente triste é a história da animação japonesa “o túmulo dos vaga-lumes, do diretor Isao Takahata , também conhecido por “o conto da princesa kaguya” de 2013.

O filme conta a trajetória dos irmãos Seita e Setsuko, num Japão vivendo constantes ataques áreos durante a Segunda Guerra. Num desses ataques, a mãe deles é atingida e os muitos ferimentos a levam à morte. Com o pai atuando como soldado em algum navio, os irmãos vão morar com uma tia distante e se transformam em alvos da mesquinharia e ruindade da anfitriã.

Hotaru no Haka (6)

Seita, um garoto de aproximandente uns 14 anos, precisa agora cuidar da pequena irmã ( de 4 anos de idade), fazendo às vezes de irmão, de pai e até mesmo de mãe. Num mundo em condição “normal”, isso por si só já seria mais que complicado, e num cenário onde a devastação causada pela guerra agrava também os sintomas da fome, da desesperança e até mesmo da intolerância e avareza das pessoas, a missão torna-se praticamente impossível.

Por outro lado, é curioso refletir que a própria guerra acaba sendo também um tipo de manifestação “coletiva” desses sentimentos humanos, onde no lugar do indivíduo, temos nações e todo o espírito nacionalista e corrosivo que acabam evocando em situações desse tipo.

tumulo-dos-vagalumes-01

Apesar de trazer o sentimento de tristeza do qual falei no início do texto, o filme também traz belos momentos, alguns quase que mágicos, tamanha sutileza dos detalhes, principalmente nas cenas em que temos os irmãos envoltos ao vaga-lumes do título. O companheirismo entre os dois, que mesmo tão crianças, conseguem perceber que só tem um ao outro em meio a todo caos que o cerca, faz com que os poucos momentos felizes entre eles sejam de alguma forma eternizados em situações das mais comuns.

mqdefault

Fato é, que o filme vai ficar em minha cabeça por muitos dias, assim como sua maravilhosa trilha sonora e seus personagens tão intensos e doces como esses dois irmãos, que diante de tantas adversidades intransponíveis, tornam-se ainda mais unidos num tipo de amor incondicional que nem o mais profundo desespero é capaz de desestabilizar.

Cotação: rating_stars5

Trailler:

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑