Anna (2013) – (Mindscape)

Mindscape-2013Cotação

rating_starstres

Por ser o primeiro longa no cargo de diretor, o espanhol Jorge Dorado até que se saiu bem, principalmente se levarmos em consideração algumas falhas comuns que podem muito bem ser corrigidas em seu próximo filme.

Filmado em 2013 e lançado esse ano no mercado, “Anna” (que nos Estados Unidos recebeu o título de ”Mindscape”), é uma daquelas tramas já muitas vezes trabalhada no cinema, onde a dúvida chave do filme, paira sobre a personagem principal, que horas parece ser a vítima e em outras, o vilão.

image_206340_4

Partindo da premissa ficcional (ao menos até onde sabemos), da existência de “investigadores de memória” usados para vasculhar o passado guardado no inconsciente das pessoas, John (Mark Strong (de Sherlock Holmes e Kick-Ass), tenta retomar os trabalhos após um período de stress em que passou afastado por problemas familiares, ao pegar um caso aparentemente simples de uma adolescente em greve de fome.

A adolescente é Anna (Taissa Farmiga), garota rica e conflituosa que parece ter problemas com todos que a cercam, desde o padrasto, mãe, amigas da escola, professores,etc. A questão é saber se ela está do lado x ou y.

Através das visitas as memória de Anna, John vai adentrando ao seu mundo, buscando minunciosamente a origem de possíveis traumas que possam responder as questões que colocam em dúvida não só a índole da própria garota, mas também de várias outras pessoas do seu círculo.

MINDSCAPE-uDream-HP1-688

Nesse ponto, o personagem de Mark Strong se assemelha demais ao personagem de Leonardo Di Caprio em a Origem (2010), assim como também se assemelham os métodos utilizados para o acesso às memórias.  Se em “A Origem” usava-se os sonhos, nesse usa-se uma espécie de transe , mas em ambos temos uma ferramenta perigosa que pode comprometer em muito a pessoa que a manipula, principalmente se esta carrega consigo algum trauma ou culpa.

Ainda que o clímax traga algo um tanto previsível para o filme, tal fator não deve ser motivo de desqualifica-lo por inteiro, pois outros aspectos, como a eletrizante trilha sonora e o excelente trabalho dos atores (Taissa Farmiga, Mark Strong, Brian Cox), se sobressaem bem acima da média.

1382981711_mindscape-oo

Com filmes assim, o que funciona mesmo é não esperar muito, ainda mais sabendo que o filme é de um diretor estreante, ainda que ao menos para mim, tenha mostrado um futuro bem promissor.

Trailler:

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑